Av. República Argentina , 5140, Novo Mundo, Curitiba

Papel de parede: aprenda a usar essa coringa da decoração

Nós ligamos pra você!

Papel de parede: aprenda a usar essa coringa da decoração

Se você está à procura de um jeito fácil e rentável para decorar sua casa, é hora de conhecer os melhores jeitos de usar o papel de parede. Versátil e de fácil acesso, esse item de decoração é um curinga para qualquer ambiente, seja ele despojado ou até mais elegante.

Podendo transformar um ambiente de forma rápida, o papel de parede é um truque que tem ficado muito popular nos últimos tempos pela sua praticidade. Ele também é uma ótima opção porque pode ser encontrado com diversos desenhos ou estampas, sendo útil em qualquer situação.

 

Pode parecer fácil escolher o papel de parede ideal, mas com tantas opções diferentes à disposição fica fácil de optar sem pensar no conjunto do ambiente. E pensando nisso, nós da Móveis Capão Raso separamos algumas dicas especiais para que você acerte na sua escolha e consiga fazer de qualquer lugar o melhor, e mais bonito, que ele pode ser.

ESTAMPAS GEOMÉTRICAS

Uma tendência que está sendo muito explorada são as estampas geométricas. Em sua maioria, as ilustrações são minimalistas, ou seja, não utilizam muitos desenhos ou referências. E por possuírem essa pegada mais clean, funcionam muito bem em locais que procuram passar calma e leveza.

Sejam triângulos, quadrados, linhas cruzadas ou até várias formas se complementando, colorido ou preto e branco, as estampas geométricas podem ser discretas ao mesmo tempo que farão toda diferença na decoração.

Para quem não quer errar nas combinações, prefira os que possuem cores mais neutras como cinza, preto ou nude. Cores mais claras  frias proporcionam uma sensação de sobriedade ao ambiente e permitem que você utilize outras cores no resto da decoração.

Mas se você prefere ousar e utilizar uma estampa mais chamativa, a utilize do jeito certo, sem se deixar levar pelo brega. Procure, ao usar tons mais fortes, não usar o papel de parede no ambiente inteiro, e sim, destacar um ponto específico. Assim, você ainda pode ter uma combinação de elementos harmoniosa, sem exageros ou abuso de cores.

PAPÉIS DE PAREDE TEXTURIZADOS

Esses são para quem sempre quis reformar a parede e dar textura à ela, mas ao mesmo tempo não quer se preocupar com longas obras dentro de casa. Os papéis de parede texturizados vieram para dar um charme diferente dos papéis de paredes comuns, imitando relevos e contexturas que só poderiam ser conseguidos, a princípio, com tinta.

Vendido nos mais diversos estilos, os papéis de parede texturizados podem imitar desde uma decoração mais rústica como tijolos à vista ou madeira, até algo mais moderno como blocos de pedras neutras. Assim, você pode escolher a que melhor se encaixar com seu estilo e com a decoração da sua casa.

Porém, preste atenção no local em que irá instalá-lo. Apesar de ser versátil, o recinto mais indicado para se utilizar os papéis texturizados são as salas, principalmente de estar. Por serem normalmente ambientes maiores, a presença do papel de parede não vai afetar no tamanho implícito da sala. Em locais pequenos, é preciso usar esse tipo de decoração com moderação, senão ele pode parecer ainda menor do que realmente é.

PAPÉIS DE PAREDE EM ALTO-RELEVO

Apesar de muitas vezes serem parecidos, não confunda os papéis de parede texturizados com os em alto-relevo. Os texturizados conseguem passar sensação de movimento e dimensão, mesmo sendo lisos. Os em alto-relevo, por sua vez, tem textura de verdade, não é apenas uma ilusão de ótica.

Seu relevo é conseguido frequentemente por acolchoados inseridos em seu interior ou com espuma injetável, que confere uma consistência fofa e ondulada ao material. Esses tecidos podem custar um pouco mais caro, mas valem a pena na hora da decoração.

Quartos projetados com esse papel de parede com certeza ganham um toque delicado e aconchegante, já que inspiram a sensação de descanso e bem-estar proporcionada por travesseiros e almofadas. Mas cuidados, por serem feitos com um material sensível, sua limpeza deve ser feita apenas com espanador ou aspirador de pó.

VINÍLICOS x VINILIZADOS

É comum haver confusão entre os dois já que seus nomes são muito parecidos, Porém, em sua composição os dois são bem diferentes e cada um proporciona uma sensação e estilo para sua decoração.

A principal diferença entre os papéis de parede vinílicos e vinilizados é a película de proteção. Nos vinilizados, essa camada é mais mais fina, já que recebem apenas o verniz. E por não ter um revestimento tão resistente, sua durabilidade costuma ser menos que a dos outros tipos de papel de parede.

Já os vinílicos recebem uma camada de PVC para proteção, deixando o material com uma aparência plástica e com uma textura bem lisa.

APLIQUE VOCÊ MESMO

Uma das maiores dificuldades que impedem as pessoas de usarem papéis de parede é sua aplicação. Considerada mais complicada do que difícil, a aplicação tem alguns pequenos truques para ser bem-sucedida e deixar seu papel de parede liso e sem aquelas detestáveis “bolinhas de ar”.

 

 

Primeiramente você precisa definir exatamente a área na qual deseja colar o papel. Se vai ser a parede inteira, apenas uma faixa, etc. Feito isso, é importante delimitar visivelmente a área escolhida para que não haja enganos na hora da aplicação e o papel fique inutilizável.

Feito isso, verifique se a parede está seca, não tem irregularidades, buracos ou defeitos que possam causar ruídos na estampa ou desenho. Assim que estiver tudo pronto, leve o papel enrolado e aplique-o nas extremidades da parede. Desenrole-o calmamente, fazendo pressionando o papel sempre de dentro para fora, para retirar qualquer resquício de ar.

Para um melhor acabamento, corte as sobras, se houverem, com um estilete bem afiado, deixando as bordas retas e proporcionais. Possíveis bolhas que foram deixadas para trás podem ser resolvidas com o estilete também, basta fazer um furo discreto em cada uma e esperar o ar sair.

 

 

Se você gostou das nossas dicas, nos siga no Facebook e no Instagram para mais informações. Lá você também pode nos contar com que tipo de papel de parede você decorou sua casa!

COMENTE E COMPARTILHE NO FACEBOOK

Todos os posts

Nós ligamos pra você!

              MÓVEIS CAPÃO RASO © Todos os direitos resevados.