Av. República Argentina , 5140, Novo Mundo, Curitiba

Decoração da casa dos avós

Nós ligamos pra você!

Decoração da casa dos avós

Hoje é um dia muito especial! É o dia dos nossos avós, dia das pessoas que mais nos mima, nos dá carinho e amor. E não poderíamos deixar de falar deles aqui no blog, não é mesmo?

Certos objetos nos fazem viajar no tempo só de olhar para eles. Você já teve essa sensação? A casa de nossos avós geralmente são assim. Se você tem seus avós por perto, chame eles para ler esse artigo junto de você, pois temos certeza que vão se identificar com vários pontos que abordaremos.

 

PENTEADEIRA

O primeiro item é de cara o mais importante! Mas sempre tenha cuidado, pois nunca deve-se mexer em uma penteadeira seja ela de sua mãe, vó ou tia! Essa é uma regra básica. É o lugar onde os itens luxuosos são guardados, como joias, perfumes, maquiagens e os famosos diários.

CADEIRA DE PALHINHA

Quem nunca sentou numa cadeira dessa, hein? É um item histórico, que com certeza tem ou tinha na casa de seus avós. A cadeira foi criada pelo francês Michael Thonet em 1859, porém só chegou ao Brasil em 1950. Ela nos remete a tranquilidade e descanso, com toda sua leveza e transparência. E não pense que saiu da moda não! Ainda hoje é um material nobre em design de móveis.

FILTRO DE ÁGUA

Nada melhor do que tomar água fresquinha, e quando é de um filtro de barro ou de porcelana, a água fica melhor ainda. É um gosto incomparável. Geralmente, os de porcelana eram mais utilizados, uma vez que a sua decoração era mais bonita, coloridos e até com pinturas. Já os de barro, eram decorados com capas de pano bordadas ou mesmo de plástico.

COLCHA DE CROCHÊ

Quem nunca se esquentou em uma mantinha de crochê para escapar do frio? É outra peça “obrigatória” na casa dos avós. Ela é feita pela junção de vários quadradinhos de crochê, com muita cor e calor. É conhecida pelo nome de Granny Square, em português significa quadradinho da vovó.

GALO DO TEMPO

Antigamente, não existia aplicativos de previsão do tempo ou mesmo a internet para nos ajudar a ver se ia chover ou fazer aquele calorão. O objeto em que fazia esse papel certinho era o galo do tempo. Ele tinha em suas asas cloreto de cobalto, que em contato com a umidade, revelava qual seria a previsão. Se ficasse azul, não tinha chances de chuva e, se ficasse rosa, era bom correr pra tirar a roupa do varal, pois ia cair chuva.

LUSTRE DE VITRAL

Impossível não lembrar dele na mesa de jantar ou no corredor. O lustre de vitral pendente era feito de forma artesanal com pedaços pequenos de vidro formando um mosaico, ligados por uma liga de metal. Era item de luxo nas casas, mas hoje em dia acabou se tornando algo antiquado, sendo utilizado em casas de campo ou praia.

PORCELANA

O último item que escolhemos é aquele que em casa de avós não pode faltar: o armário com louças de porcelana. As peças eram agrupadas seguindo um padrão: de cor, de decoração com flores ou outros desenhos. Elas davam um toque especial de luxo na decoração.

 

Com certeza você e seus avós se identificaram com algum objeto listado acima, não é mesmo? Aproveite e deixe nos comentários quais foram os lembrados. Estamos curiosos para saber!

COMENTE E COMPARTILHE NO FACEBOOK

Todos os posts

Nós ligamos pra você!

              MÓVEIS CAPÃO RASO © Todos os direitos resevados.