Av. República Argentina , 5140, Novo Mundo, Curitiba

Como o “upcycling” pode salvar sua decoração

Nós ligamos pra você!

Como o “upcycling” pode salvar sua decoração

Sabe aquela moldura velha que você deixou de usar porque não combinava mais com a decoração? Ou aquela lata de tinta que você usou e por algum motivo nunca se desfez? São pequenos objetos que são acumulados diariamente em casa e nunca são jogados no lixo porque “serão úteis em algum momento”. Pois bem, esse momento finalmente chegou.

Entre tantas tendências atuais, uma das mais aclamadas é a decoração consciente, que reutiliza e revitaliza objetos usados e que já não serviam para mais nada. Essa moda ficou conhecida como upcycling, que nada mais é do que utilizar técnicas de DIY – o famoso faça você mesmo – para renovar a decoração da sua casa.

 

Para que você possa ter algumas partir de algumas ideias, nós da Capão Raso separamos algumas dicas de reutilização para você pode se inspirar e deixar toda sua criatividade fluir.

 

CORDA NÁUTICA

A corda náutica tem sido muito usada para ajudar na decoração por oferecer uma gama variada de possibilidades e tamanhos nos quais ela pode ser encontrada e também por sua resistência. Ela é feita de fibras naturais, como sisal, e uma aparência rústica, muito interessante para compor ambientes.

 

A corda náutica também é de fácil manuseio, não precisando de nenhuma técnica muito complicada para manuseá-la. Para decoração, você pode fazer desde molduras para espelhos e revestimento de pneus velhos para transformá-los em puffs. Ou até algo mais simples como tapetes ou porta copos.

CAIXAS DE FEIRA

Todo mundo já passou por uma feira e viu aquelas inúmeras caixas de madeira que são usadas para carregar e armazenar as frutas. Muitas delas são jogadas fora em feiras, supermercados ou até em fruteiras por não serem mais necessárias, mas ela são ótimas aliadas do upcycling.

Elas são fáceis de encontrar e normalmente só precisam de uma pintura para ficarem parecendo novas. Você pode usar tinta para madeira ou até um spray, mas não se esqueça de lixá-las antes para que a cor fique homogênea e o acabamento fique perfeito.

Uma vez pintadas, as caixas podem virar ótimos nichos, servindo para decorar sua casa e ainda armazenar alguns objetos. Caso você tenha várias, é possível juntá-las e criar uma estante.

 

ESCADAS ANTIGAS

Sabe aquela escada antiga que há tempo já não serve mais para muita coisa? Ela pode não ser usada para alcançar lugares altos, mas ela com certeza vai ajudar na decoração da sua casa se você souber como usá-la.

Usando a mesma ideia das caixas, escadas antigas normalmente são feitas de madeira, e, apesar de com o tempo aparentarem estar velhas, elas só precisam de uma boa lixada e uma mão de verniz para ficarem brilhando novamente.

Se os degraus da escada forem largos, ela será um ótimo adicional para a sua varanda ou jardim, podendo ser usada para segurar flores e plantas. Caso o espaço dos degraus não seja suficiente, é possível encaixar tábuas para fazer uma linda prateleira para sua sala ou até um porta-sapatos.

 

PALLETS

Há muito tempo os pallets são tendência na reutilização de objetos para decoração, e obviamente não faltam motivos para isso. Um deles é a sua versatilidade – eles vêm em vários comprimentos e larguras, sendo fáceis de encaixar em basicamente qualquer lugar.

Outra vantagem dos pallets é que eles lhe permitem usar e abusar da sua criatividade. Se você é um amante das plantas, os pallets são ótimos para serem pregados em paredes e encaixar as plantas em vários níveis, sem atrapalhar a passagem ou ocupar muito espaço.

Outra ideia criativa é torná-los em sofás. Com dois pallets encaixados um em cima do outro, você já consegue uma boa altura para um sofá e com apenas algumas almofadas e um colchão você consegue obter um sofá moderno e super confortável para sua sala. Sem contar que você pode contribuir ainda mais com a sua decoração fazendo combinações com as capas das almofadas.

COMENTE E COMPARTILHE NO FACEBOOK

Todos os posts

Nós ligamos pra você!

              MÓVEIS CAPÃO RASO © Todos os direitos resevados.